segunda-feira, 17 de março de 2008

Energia Nuclear: Vantagens e Desvantagens

É basicamente a divisão, quebra do átomo, que tem por matéria prima minerais extremamente radioativos. A energia nuclear é proveniente da fissão nuclear do plutônio, do urânio ou do tório ou da fusão nuclear do hidrogênio. A fissão e a fusão nuclear são fontes primárias que levam diretamente à energia térmica, à energia das radiações, e à energia mecânica, constituindo a única fonte primária de energia que tem essa diversidade na Terra.

Algumas vantagens

• Utilização das radiações em múltiplas aplicações da medicina, agropecuária, indústria e meio ambiente.
• A nucleoeletricidade

Desvantagens

• O efeito devastador das bombas atômicas
• Acidentes nucleares
• Destino indevido do lixo atômico

Brasil e a energia nuclear

Atualmente no Brasil há duas usinas nucleares em funcionamento; Angra I e Angra II, a última apresenta maior potencialidade na produção. Com a construção de Angra III, que deve ficar pronta em 2013, o potencial de produção de energia nuclear brasileiro irá aumentar consideravelmente. Com os problemas de degradação ambiental causados por outras formas de energia, a energia nuclear se torna uma boa solução.

Fontes de Energia - Geografia - Brasil Escola

4 comentários:

Unknown disse...

eu queria saber como funciona uma usina nuclear desde o começo ate o fim

Unknown disse...

usinas nucleares utilizam o princípio da fissão nuclear para gerar calor. Dentro do Reator Nuclear, centenas de varetas contendo material radioativo são fissionadas, liberando muito calor. Este calor irá aquecer a água (totalmente pura) que fica dentro do reator. Ela pode chegar á incríveis 1500°C a uma pressão de 157atm. Essa água quente irá seguir por tubos, até o vaporizador, depois volta ao reator, completando o circuito primário.

No vaporizador, uma outra quantidade de água será fervida, pelo calor de tubos onde passam a água extremamente quente do reator. O vapor gerado sairá por canos, até onde ficam localizadas as turbinas e o gerador elétrico. O vapor d’água pode girar as pás das turbinas a uma velocidade de 1800rpm. Depois que o vapor executar sua função, ele segue para o condensador, onde vai virar água novamente e retornar ao vaporizador. Este é o chamado circuito secundário.

Para que o condensador transforme o vapor do circuito secundário em água, é necessário que ele seja abastecido de água fria. Essa água fria pode vir de rios e lagos próximos. Ao passar pelo condensador, esta água fica quente, necessitando ser resfriada nas torres de resfriamento (a maior parte de uma usina nuclear). Este é o circuito terciário (ou sistema de água de refrigeração).

Unknown disse...

Gostaria de saber se energia nuclear é mesma coisa que energia atômica.

A K F disse...

a unica diferença entre elas é o nome, pois ambas são sinonimas