sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Lula volta a apoiar programa nuclear do Irã

Lula fala ao lado de Merkel em Berlim; presidente brasileiro discordou da posição da chanceler alemã a respeito da questão nuclear do Irã

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender o direito do Irã de desenvolver um programa nuclear. A declaração foi feita nesta quinta-feira (3) ao lado da chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, Angela Merkel, que o recebeu em Berlim. A chefe de governo alemã disse estar a ponto de "perder a paciência" com os iranianos, numa clara divergência em relação ao chefe de Estado brasileiro.

Durante a entrevista coletiva, Lula disse que o mundo precisa "ter paciência" com o Ira:

- O que a gente espera é que aconteça o melhor, que não tenha arma nuclear no Irã, que não tenha arma nuclear em nenhum país do mundo. Que Estados Unidos desativem as suas, e a Rússia desative as suas. Porque autoridade moral para gente pedir pros outros não terem é a gente também não ter.

- É importante que os que têm comecem a desmontar seus arsenais, para que a gente tenha mais argumentos.

Lula discorda de Merkel

Antes de Lula dar apoio ao Irã, Merkel havia lamentado a má-vontade dos iranianos em fechar um acordo com as potências ocidentais que previa a terceirização do urânio do país, o que o Irã rejeitou. A chanceler alemã falou em "perder a paciência".

Confira também

* Lula defende direito do Irã a programa nuclear


* Obama pede ajuda a Lula sobre Irã


* ONU condena programa do Irã

Em seguida, Lula criticou o tratamento do mundo em relação aos iranianos:

- O melhor e mais barato é acreditarmos nas negociações e termos muita paciência.

- Eu penso que tratar o Irã como se fosse um país insignificante, aumentado a cada dia a pressão, poderá não resultar em uma coisa boa. Precisamos aumentar o grau de paciência para aumentar o grau de conversação com o Irã.

Nenhum comentário: