terça-feira, 22 de março de 2011

Fukushima: Fumo branco saiu dos reactores 2 e 3

22.03.2011 - 07:31 Por PÚBLICO, Agências

As equipas de emergência que lutam por estabilizar a central de Fukushima já voltaram a retomar os trabalhos, depois de se terem visto obrigados a suspendê-los quando começou a sair fumo branco dos reactores 2 e 3, informou a agência Kyodo.
Com este restabelecimento energético as tarefas de refrigeração ficarão mais facilitadas Com este restabelecimento energético as tarefas de refrigeração ficarão mais facilitadas (Reuters)

Segundo a agência japonesa Kyodo, os bombeiros estão a lançar grandes quantidades de água sobre a piscina onde estão armazenadas as barras de combustível usado no edifício do reactor 3 e preparam-se para retomar a mesma missão no edifício do reactor 4.

Para ajudar ao arrefecimento das instalações nucleares danificadas, já está a caminho da central um camião com um braço articulado que pode atingir uma altura de 62 metros, vindo da China, noticia a AFP. O camião - que deverá chegar ao porto de Osaka amanhã ou quinta-feira - servirá, principalmente, para as operações junto do edifício do reactor 4, com 46 metros de altura. Segundo a Sany, proprietária do camião, este foi pedido pela Tepco (Tokyo Electric Power Company), que opera a central de Fukushima.

Uma empresa alemã também disponibilizou um camião semelhantes, mas de menor dimensão.

Quatro reactores foram alvo de explosões e houve fuga de radioactividade para o exterior. De lá para cá, os reactores têm sido arrefecidos com o lançamento de grandes quantidades de água do mar.

Fumo não trava trabalhos no sistema eléctrico de Fukushima

Apesar de fumo branco, possivelmente vapor, estar a ser continuamente libertado dos edifícios dos reactores 2 e 3, a Tepco garante que os trabalhos para recuperar o sistema eléctrico não foram suspensos, dado que os níveis de radiação não são significativos.

Os trabalhadores da Tepco conseguiram esta madrugada (hora portuguesa) ligar a energia no reactor 1 e, horas depois, o reactor 4. Com estes mais recentes avanços, são já cinco os reactores que têm acesso a energia externa, entre os seis da central: as unidades 1, 2, 4, 5 e 6. Com este restabelecimento energético as tarefas de refrigeração ficarão mais facilitadas. Além disso, deverá ser possível recuperar os sistemas de ventilação que filtram as substâncias radioactivas do ar.

Apenas o reactor 3 continua sem ligação a uma fonte externa de energia. Mas mesmo nos outros reactores, os funcionários precisam de testar as condições de cada peça de equipamento antes de ligar a electricidade.

O sismo e tsunami do passado dia 11 cortaram a energia em todos os reactores, impedindo o seu normal arrefecimento.

Hoje, em conferência de imprensa, o porta-voz da Agência japonesa para a Segurança Nuclear, Hidehiko Nishiyama, informou que a Tepco pretende recuperar amanhã o equipamento de monitorização e as funções da sala de controlo dos edifícios dos reactores 1 e 2. Até quinta-feira será a vez dos reactores 3 e 4. De momento, os funcionários não podem permanecer na sala de controlo por muitas horas, devido aos níveis de radiação.

Radioactividade no mar desencadeia controlos rigorosos do pescado e marisco

O ministro da Indústria, Banri Kaieda, disse hoje numa outra conferência de imprensa que a situação em Fukushima continua a ser "extremamente difícil". "Não é fácil dizer que estamos a fazer progressos", acrescentou, citado pela Kyodo.

Ontem foram detectadas substâncias radioactivas no Pacífico, próximo da central nuclear de Fukushima 1. Segundo a empresa Tepco foi detectado iodo radioactivo na água do mar em concentrações 127 vezes superior ao limite permitido. A presença de césio-134 chega a 25 vezes o limite e de césio-137, 16 vezes.

As autoridades japonesas pediram hoje um reforço do controlo sobre o pescado e marisco. O Ministério da Saúde pediu às províncias de China e Ibaraki, a Este de Tóquio, para reforçar o controlo e os programas de inspecção dos produtos pescados ao longo das suas costas.

Nenhum comentário: